casa do campino

Feira da F.P. e Emprego de PCDI

21 e 22-11-2017 | Santarém

Esta atividade, realizada nos dias 21 e 22 de novembro de 2017, na Casa do Campino, em Santarém, inseriu-se no projeto Feira Nacional da Formação Profissional e Emprego de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, cofinanciado pelo Programa Nacional de Financiamento a Projetos pelo INR I.P. 2017. O seu objetivo principal foi a exposição de stands por parte das diversas entidades promotoras de F.P. para PCDI e, enquanto isso, a promoção de momentos de convívio entre os técnicos e entre os formandos participantes.

Marcaram presença nesta Feira mais de 150 pessoas de 17 entidades, de norte a sul do país: A2000, AEIPS, AIPNE, APACI, APCC, APPACDM de Coimbra, APPACDM de Santarém, APPACDM de Viseu, ASSOL, CECD Mira Sintra, CEFPI, CERCIAMA, CERCIGUI, CERCIMIRA, CIRE, CRIF e CRIT. Para além disso, esta ação contou, ainda, com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência (Dra. Ana Sofia Antunes), do Presidente do Conselho Diretivo do IEFP (Dr. António Valadas da Silva) e do Presidente da Câmara de Santarém (Dr. Ricardo Gonçalves) que, juntamente com o Presidente da Direção da APPACDM de Santarém (Dr. Luís Amaral) e o Presidente da Direção da FORMEM (Dr. Mário Pereira), se encarregaram da Sessão de Abertura.

Paralelamente ao decorrer da Feira, em que cada instituição dava a conhecer os seus cursos de Formação Profissional e os produtos que de lá vinham, houve a promoção de momentos artístico-culturais por parte de clientes das nossas associadas: o grupo coral “Ao Meu Ritmo” (da APPACDM de Santarém), o grupo de bombos “Semp’a Bombar” (da APCC), o grupo “Rebustare” (da APPACDM de Coimbra) e o grupo de dança “Roda Viva” (da APPACDM de Santarém). Houve, também, a promoção de alguns workshops por parte de associadas da FORMEM, que enriqueceram a Feira: “As metodologias de formação focadas na inserção profissional” (promovido pela ASSOL), “Partilha de estratégias de envolvimento das empresas na formação e no emprego” (promovido pela A2000) e “Os Centros de Recursos como serviço complementar à comunidade na concretização do emprego” (promovido pela APPACDM de Santarém).

Na noite do primeiro dia, os participantes (técnicos e formandos) tiveram a oportunidade de conhecer a Discoteca Respública, que abriu as suas portas para nos receber, proporcionando um momento de convívio bastante animado.

Mas nenhuma destas atividades se poderia ter realizado sem o precioso apoio que a FORMEM teve da APPACDM de Santarém, que colaborou em praticamente todas as áreas desta Feira, agilizando contactos, disponibilizando materiais, dando sugestões, etc. Foi graças a esta parceria que a FORMEM conseguiu o apoio da Câmara Municipal de Santarém na disponibilização do espaço e, também, do IEFP de Santarém na disponibilização dos coffee-breaks.

Através dos inquéritos de satisfação enviados aos participantes e, também, dos feedbacks recolhidos durante o evento, foi possível concluir que esta atividade foi bastante bem-sucedida, sendo da opinião de todos que deverá voltar a realizar-se no próximo ano, pelo que a FORMEM unirá esforços para que tal aconteça.