­
Federação Portuguesa de Centros de Formação Profissional
e Emprego de Pessoas com Deficiência

PANO 20170421 150216

Reuniões Grupos de Benchmarking (Norte e Sul)

21-04-2017 | Santa Maria da Feira e Lisboa

Foi no âmbito do projeto Habilitar e Capacitar para Melhor Apoiar, cofinanciado pelo INR I.P. 2017, e no seguimento do “Encontro da Qualidade” realizado a 10 de fevereiro em Coimbra, que se estabeleceu o desenvolvimento de dois grupos de benchmarking em simultâneo: um no norte e outro no sul. A primeira reunião de ambos os grupos realizou-se no dia 21 de abril.

No caso do grupo do Norte, a primeira reunião realizou-se com o apoio da CERCIFEIRA, na Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira, tendo sido Mário Pereira (presidente da direção da FORMEM) o dinamizador. Nesta reunião participaram 39 pessoas de 21 entidades.

Tendo como objetivo a abordagem do modelo de certificação EQUASS 2018, começou por se trabalhar o seu primeiro princípio, a Liderança, seguindo um conjunto de pontos orientadores:
1) Análise da definição do princípio;
2) Análise da descrição de cada critério e dos indicadores apontados;
3) Familiarização com as diferentes fases dentro de cada critério;
4) Diferenças conceptuais e práticas entre cada fase;
5) Fase em que cada organização se situa;
6) Práticas de cada organização, experiências inovadoras;
7) Reflexão sobre os documentos solicitados;
8) Indicadores e resultados numéricos.

Já no grupo do Sul, a reunião realizou-se nas intalações da Fundação LIGA e teve 15 participantes de 9 entidades. Neste caso, também foi abordado o primeiro princípio do modelo EQUASS 2018, mas foi Ana Isabel Cruz (vice-presidente da FORMEM) quem dinamizou o grupo, tendo este tido outra forma de trabalho.

Através da análise aos questionários de avaliação pode concluir-se que ambas as reuniões foram um sucesso.


 

­
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e de privacidade.
copyright 2011-2018 FORMEM | Portugal