A Voz dos Trabalhadores com Deficiência
Este projeto, que será desenvolvido pela FORMEM em 2025, surge da necessidade de dar visibilidade e reforçar a representatividade dos trabalhadores com deficiência. Com esta iniciativa procura-se valorizar e capacitaçar das Pessoas com Deficiência e Incapacidade, promovendo o sentimento de pertença, a consciencialização dos seus direitos e a influência ativa nas políticas públicas.
O projeto decorre durante 12 meses e está estruturado entorno de três grandes momentos:
• Caderno Reivindicativo: Recolha de contributos através de questionários, reflexão conjunta e definição de propostas para intervenção política;
• Encontro Nacional de Trabalhadores com Deficiência: Evento nacional de partilha, construção de estratégias e aprovação do Caderno Reivindicativo;
• Apresentação Pública do Caderno Reivindicativo: Divulgação das propostas junto de decisores políticos, meios de comunicação e sociedade civil.
“A Voz dos Trabalhadores com Deficiência” é um espaço de mobilização e participação ativa, onde os próprios trabalhadores assumem um papel central na defesa dos seus direitos e na construção de um mercado de trabalho mais justo e inclusivo.
Projeto cofinanciado pelo INR, I. P.