A FORMEM – Federação Portuguesa da Formação e Emprego de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, como organização não-governamental representativa, não lida diretamente com casos de procura de emprego, mas pode fornecer algumas sugestões/orientações para tal:
O 1º passo será inscrever-se no Centro de Emprego (IEFP) da sua área de residência, explicando a sua situação, as suas expetativas e informando de qualquer deficiência ou incapacidade que tenha.
0
2º passo, caso os serviços do Centro de Emprego não o tenham encaminhado para um serviço de informação, avaliação e orientação para o emprego, será contactar o Centro de Recursos Local da sua área de residência (se precisar de ajuda em identificá-lo pode contactar-nos através do nosso e-mail
formem.federacao@gmail.com ou para o 925 142 209). Estes Centros de Recursos prestam um serviço de apoio e suporte aos centros no domínio da reabilitação profissional e são especializados na área da qualificação e emprego de pessoas com deficiência e incapacidades.
Um grande número destes Centros de Recursos são entidades associadas da FORMEM e deverão prestar-lhe apoio na informação, avaliação e orientação para o emprego (formação); no apoio à colocação e pós-colocação (emprego); e na adaptação do posto de trabalho às suas especificidades (emprego).
O 3º passo, caso nenhuma das hipóteses acima tenham tido resultados satisfatórios, será contactar uma entidade de reabilitação profissional próxima da sua área de residência (poderá encontrar neste site, no separador “Associadas”, o contato de todas as nossas associadas) e expor a sua situação.
Por último, enaltecemos que o Estado Português tem quotas a cumprir na empregabilidade de pessoas com deficiência e incapacidades, pelo que sempre que se candidatar a um lugar da administração pública deve expressar de forma transparente a sua situação.