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Federação Portuguesa da Formação Profissional
e Emprego de Pessoas com Deficiência e Incapacidade

712023PoC

INR 71/2023 | Potenciar o Conhecimento 

Durante 2023, a FORMEM está a desenvolver o projeto 71/2023 – Potenciar o Conhecimento, co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projectos do INR, I.P., 2023. Para esta iniciativa, parte-se da justificativa de que a pouca produção e disseminação do conhecimento na área da inclusão de pessoas com deficiência é uma lacuna estrutural na sociedade portuguesa. Apesar de alguns esforços na produção científica e na criação de alguns espaços de debate e partilha, subsiste um enorme vazio na propagação do conhecimento e na construção de massa crítica.


Os resultados preliminares de pesquisa de artigos científicos, estudos e teses no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal são desoladores (em 9 anos 17 artigos na área da inclusão socioprofissional, por exemplo, e com amostras muito reduzidas - resultados deste levantamento serão publicados pela FORMEM em novembro de 2022). Sem conhecimento e evidências, não se tomam boas decisões, nem se melhora a eficiência e eficácia dos apoios à inclusão de pessoas com deficiência, pelo que é urgente agir neste campo da produção e disseminação do conhecimento. No entanto, para não correr o risco de perder o foco na amplitude de todas as partes interessadas na área da inclusão, este projeto terá como público-alvo (mas não exclusivo) os técnicos e dirigentes das entidades que apoiam pessoas com deficiência e incapacidades (PcDI), uma vez que, segundo o relatado por 392 trabalhadores com deficiência (dados no Relatório de Auscultação de Partes Interessadas Emprego de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, 2021) é nestas organizações que procuram primeiramente apoio (72%).


Para obter uma definição dos formatos a desenvolver a disseminação de conhecimento, e tendo em conta a definição do público-alvo, a FORMEM usou os inquéritos às associadas em 2021, onde foram valorizados três aspetos que iremos abordar neste projeto: (1) a necessidade de partilha e aprendizagem recíproca entre os pares; (2) acessibilidade dos formatos de produção e disseminação de conhecimento; (3) a consolidação e escala do conhecimento existente. As necessidades acima identificadas estão enquadradas nas prioridades públicas do eixo 8 da ENIPD 2021-2025, bem como no ponto 3 do artigo 26ª e da alínea c) do ponto 1 do artigo 32ª da Convenção, e são corroborados por relatos diretos recolhidos de 31 PcDI, auscultadas no âmbito do projeto HiLives, que referem como dificuldades: o desconhecimento sobre as suas possibilidades; a desconfiança face ao desconhecido; o descontentamento por perspetivas e intervenções sempre iguais; ou o acesso à informação.

 

Principais atividades a desenvolver:

  • Academia FORMEM
  • Publicação do Conhecimento Produzido
  • Congresso Internacional da Inclusão Socioprofissional

 

Projeto cofinanciado pelo INR, I. P.

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