­
Federação Portuguesa da Formação Profissional
e Emprego de Pessoas com Deficiência e Incapacidade

722023CPMI

INR 72/2023 | Capacitar para melhor  Incluir

Durante 2023, a FORMEM está a desenvolver o projeto 72/2023 – Capacitar para melhor Incluir, co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projectos do INR, I.P., 2023. Este conjunto de atividades baseia-se no facto de o mais recente relatório das "Pessoas com Deficiência em Portugal – Indicadores de Direitos Humanos 2021" do ODDH demonstra o longo caminho a percorrer por Portugal para diminuir a disparidade entre pessoas com deficiência e sem deficiência, e fazer prevalecer os direitos consagrados na Convenção. Segundo dados obtidos do Relatório de Auscultação de Partes Interessadas | Emprego de Pessoas com Deficiência e Incapacidade (FORMEM, 2021), 72% dos 392 dos trabalhadores com deficiência inquiridos recorreram primeiramente a organizações do setor social para encontrar um emprego, pelo que se quisermos ter impacto na melhoria da qualidade de vida das PcDI, a capacitação das organizações no terreno é uma forma direta de o fazer.

É com base nestes pressupostos - reforçados pelo conteúdo da reunião tida com a Senhora Secretaria de Estado da Inclusão a 11 de abril de 2022 sobre a necessidade e contributos das ONGPDs para as dinâmicas de capacitação do setor, promoção da vida independente e medição do impacto dos apoios- e pelas premissas presentes no ponto 5.2.1 da ENIPD 2021-2025, que este projeto procura colmatar as seguintes lacunas nas partes interessadas (públicas e privadas) na promoção da cidadania e direitos fundamentais das PcDI: (1) usar métodos de monitorização e comparação dos apoios prestados; (2) promover ferramentas que suportem e avaliem os apoios à vida independente; (3) formar os técnicos e dirigentes das entidades que operam na área da deficiência para fazerem face às mais recentes exigências organizacionais, legais e operacionais.

Principais atividades a desenvolver:

  • Base de Dados sobre a avaliação holística dos apoios a PcDI (BIPR)
  • SIS-A para CAVI
  • Capacitação de Técnicos e Dirigentes

 

 Projeto cofinanciado pelo INR, I. P.

Logo INR RGB

 


 

­
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e de privacidade.
copyright 2011-2022 FORMEM | Portugal