­
Federação Portuguesa da Formação Profissional
e Emprego de Pessoas com Deficiência e Incapacidade

iSME fdsjhf

i-SME | Comissão Europeia

2021 - 2023

O i-SME é um projecto europeu, que envolve um consórcio de 8 países: Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Alemanha, Finândia e Lituânia, e estabelece uma parceria que vai apoiar iniciativas atuais e futuras da Comissão Europeia, incluindo a implementação da Estratégia Europeia para a Deficiência e o Pilar Europeu da Direitos Sociais. O principal objetivo do projeto é “incluir” os proprietários de PMEs e a alta administração na implementação de políticas de empregabilidade de pessoas com deficiência, através sensibilização no mercado de trabalho, para despertar o interesse e motivá-los para a ação: quanto mais empresas tiverem consciência do potencial de trabalho das Pessoas com Deficiência, e dos apoios e incentivos à contratação que elas possam receber local, regional e nacionalmente, mais PMEs abrirão suas portas para Pessoas com Deficiência e Incapacidade. As ações de sensibilização previstas para o i-SME assentam nos seguintes pilares:

1. Teoria da mudança de comportamento

Está comprovado que a mudança de comportamento é influenciada positivamente quando “se chega ao sujeito através dos canais certos, se dá informações da maneira certa, no momento certo e com o conteúdo certo”. As teorias de mudança foram implementadas com sucesso em várias áreas, e chegar às PME com o tema do emprego para deficientes deve ser outro exemplo de sua eficiência.

2. Informação e Motivação

As PME serão visadas através dos meios de comunicação contemporâneos e de produtos digitais, dando um impulso adicional para pensar sobre os problemas das pessoas com deficiência. O i-SME irá desenvolver uma campanha digital ativa, em coordenação e com o apoio dos stakeholders relevantes, na qual as PMEs se envolverão na promoção do direito ao trabalho, e na inclusão sócio-laboral de pessoas com deficiência.

3. Acesso a serviços de apoio e infraestruturas

Os produtos desenvolvidos dentro do projeto i-SME providenciam um acesso fácil a todas as informações necessárias para facilitar tomada de decisão, fornecendo todas as informações sobre as oportunidades de apoio, incentivos à contratação, e programas de integração laboral já existentes nos países parceiros.

Apoiaremos as iniciativas em curso e futuras da Comissão para a deficiência, incluindo a implementação da Estratégia Europeia para a Deficiência, mais especificamente nas áreas prioritárias 4 - «Emprego», e o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, em particular o Princípio 17 - "Inclusão de pessoas com deficiência”.

Os objectivos do i-SME traduzem-se em produtos, nomeadamente:

  • Melhorar a transferibilidade das boas e melhores práticas além-fronteiras na Europa, através da análise dos ingredientes de sucesso: lançamento de uma minissérie de videoclipes sobre experiências reais de inclusão, disponíveis nos idiomas dos países parceiros e legendas em inglês.
  • Melhorar as intervenções existentes e futuras com foco no emprego de pessoas com deficiência em PMEs, desenvolvendo uma Guia Orientador da Ação, com todas as informações necessárias sobre como promover a inclusão laboral de Pessoas com Deficiência.
  • Promover a inclusão em PMEs nos países parceiros, divulgando as boas práticas a nível nacional, regional e local, de forma estruturada e fundamentada, a fim de alcançar o maior impacto possível.
  • Desenvolver um portal web que inclua todas as informações necessárias para apoiar as PMEs a tornarem-se mais conscientes e motivadas para contratar pessoas com deficiência. As informações podem estar no nível da política e da legislação, ao nível das campanhas, incentivos à contratação e parcerias de implementação.

O principal objetivo deste projeto é aumentar a sensibilização e motivação das PMEs para empreender ativamente ações para empregar pessoas com deficiência. Quanto mais PMEs consciencializarmos sobre o potencial de trabalho de pessoas com deficiências, todo o apoio que podem receber localmente, regional e nacionalmente, mais PMEs abrirão suas portas para pessoas com deficiência, que irão participar no mercado de trabalho aberto, em funções que correspondam às suas competências e habilidades, num ambiente adaptado às suas necessidades.

rec eu funded 1

 


 

­
Este site utiliza cookies. Ao navegar neste site está a consentir a sua utilização. Consulte as condições de utilização e de privacidade.
copyright 2011-2022 FORMEM | Portugal